O que é o programa?
O Programa da Ludis de Educação Socioemocional utiliza materiais de educação emocional com uso de valores humanos para a formação de competências socioemocionais nas escolas, visando à formação do aluno como ser integral.
Nossos materiais pedagógicos foram desenvolvidos de acordo com a metodologia da Educação Transcomportamental – ETC, elaborada pela educadora e especialista em desenvolvimento humano, Isa Magalhães.
O Programa possui uma visão transdisciplinar, sistêmica e utiliza uma abordagem lúdica com livros, jogos, artes e vivências para a educação das emoções e formação de competências, tais como:
- Autoconhecimento
- Gestão das emoções
- Autonomia e resiliência
- Resolução de conflitos
- Cooperação e respeito
- Análise Crítica
Implementação em 5 etapas
Material Pedagógico
O nosso material pedagógico foi desenvolvido de acordo com a metodologia da Educação Transcomportamental – ETC, elaborada pela educadora e especialista em desenvolvimento humano, Isa Magalhães.
O material é composto de livros educacionais e literatura, jogos lúdicos, recursos pedagógicos e materiais de apoio. As atividades propostas em cada livro estão alinhadas às habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
As atividades contidas nos livros e cadernos são flexíveis e podem ser realizadas até duas vezes por semana, ou mesmo semanalmente, conforme haja disponibilidade em sala de aula e na grade curricular da escola.
A nossa proposta pedagógica também aborda a valorização e capacitação dos professores, bem como também promover a aproximação da família com o ambiente escolar, por isso desenvolvemos materiais especialmente para os professores e para a família.
Clique abaixo e confira os nossos materiais:
A coleção é composta por 4 livros que contam as aventuras de Matheus, suas descobertas e aprendizados pelo Reino das Emoções. Acompanha também atividades pedagógicas para identificação das emoções das crianças, jogo de cartas com imagens das historinhas e carinhas das emoções.
A Coleção Navegando no mundo das Emoções narra a história dos Piratas do Bem e suas aventuras. Ela é composta por 5 livros e ajuda às crianças a reconhecerem suas emoções e terem uma vida mais feliz!
Cada ano possui um tema específico e ensina as crianças a entenderem o poder das emoções primárias e secundárias (raiva, alegria, tristeza, medo, vergonha, nojo, culpa e inveja).
Segundo Semestre:
A Coleção Convivência com Paz na Escola é composta por 5 livros e aborda a temática da Educação Socioemocional como facilitadora de uma cultura de paz na escola através de histórias e atividades lúdicas específicas para cada ano.
As crianças aprendem a reconhecer as emoções sociais para o respeito e aceitação das diferenças entre as pessoas com afeto, priorizando os bons hábitos de convivência e amor por si mesmas, pelo outro e pelo planeta.
O projeto “A Força do Herói” é composto por 4 cadernos de atividades e 4 jogos de tabuleiros, ambos específicos para cada ano. Através de jogos, dinâmicas de grupo e ações no formato de gincanas, visando a educação emocional e a valorização do jovem por meio dos arquétipos do Herói.
Segundo Semestre:
A coleção Cuidando de Nós é composta por 4 livros e foi desenvolvida de acordo com 4 pilares da educação: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.
Nessa coleção, o aluno trabalha temas reais do dia a dia, os desafios e as transformações que ocorrem nessa nova faixa etária, que é a adolescência. Nesse contexto, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais se torna ainda mais necessário, facilitando a relação intrapessoal e interpessoal, ajudando o aluno a alcançar o protagonismo juvenil.
Benefícios para todos!
MELHORA DA AUTOCONFIANÇA E QUALIDADE DE VIDA
Alunos com mais autoconfiança e sabendo gerir melhor as suas emoções, são crianças mais felizes e se tornarão adultos capazes de lidar melhor com as adversidades da vida.
PREVENÇÃO AO BULLYING E AO USO DE DROGAS
Jovens mais conscientes aprendem a gerir suas emoções para terem comportamentos inteligentes, respeitando o outro e a si mesmos.
PREPARA O JOVEM DO FUTURO!
Habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal, criatividade, resiliência, empatia, raciocínio logico e resolução de problemas são desenvolvidos através da educação socioemocional.
VALORIZAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR MENTOR
Valorizando e tornando o professor no principal agente de transformação socioemocional na escola.
AUMENTO NA MOTIVAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO
Resgate da motivação e satisfação do professor, dentro e fora de sala de aula, melhorando a qualidade de ensino do aluno.
FAMÍLIA PARTICIPATIVA
Maior participação da família na escola, ajudando no desenvolvimento da aprendizagem do aluno e na formação do Ser Integral.
MELHORA NO RELACIONAMENTO FAMILIAR
Valorização da cumplicidade, da atenção e do afeto que pais, filhos e irmãos nutrem entre si. Fortalecendo a identidade familiar e o sentimento de pertencimento à família.
AMBIENTE ESCOLAR EMOCIONALMENTE MAIS SAUDÁVEL
Melhoria nos relacionamentos dentro da escola, diminuição de conflitos e aumento no desenvolvimento emocional e cognitivo.
ALINHAMENTO COM A BNCC
Adequação à Base Nacional Comum Curricular – BNCC e as melhores práticas acadêmicas, auxiliando a escola na implementação.