Carregando...
A Neurociência pesquisou e validou o processo de como o ser humano aprende, e que existem competências importantes para aprendermos a conviver em um mundo cada vez mais complexo. E o desafio das escolas do século XXI será preparar seus alunos para esse mundo, e não apenas ensiná-los conteúdos curriculares, que são importantes, mas que pouco usarão em suas vidas práticas.
O processo de desenvolvimento das habilidades socioemocionais fortalece a Inteligência Emocional dos alunos, e isso é fundamental para que as crianças e jovens se tornem adultos cooperativos, respeitosos e criativos ao resolverem seus problemas. Pessoas independentes e responsáveis sabem enfrentar as situações complexas de forma menos estressante e obtêm sucesso profissional com maior facilidade.
É obvio que as escolas já sabem sobre a importância da educação socioemocional para a gestão emocional de seus alunos, entretanto, o que poucas sabem, é que as emoções são fundamentais para o processo de aprendizagem e memorização dos conteúdos curriculares. Só aprendemos o que tem significado emocional para nós. Podemos até memorizar o que não gostamos, mas por um certo tempo, como para fazermos uma prova, por exemplo. Passado esse tempo, esquecemos.
Assim, para um bom desempenho cognitivo dos alunos, as competências socioemocionais são fundamentais. E os alunos com maior inteligência emocional têm maior facilidade em aprender os conteúdos escolares, porque são mais organizados, focados e confiantes. Sabem persistir diante dos desafios, tornando-se pessoas resilientes e comprometidas com seus objetivos a longo prazo.
Esse é o objetivo da Ludis.
Nosso Programa de Educação Socioemocional começa pela descoberta das emoções e dos temperamentos, tornando os alunos preparados para lidarem com suas frustrações e conflitos. Esse é o começo do desenvolvimento das chamadas competências sociais, que são habilidades desenvolvidas para que os alunos saibam lidar com as relações e seus comportamentos, dessa forma aprendem a reduzir a indisciplina, melhoram as relações pessoais e familiares. Este é um processo em que todos serão envolvidos – professores, alunos e familiares.
O maior propósito do Programa Ludis é a promoção do bem-estar emocional de todos os envolvidos para uma vida mais feliz.