Carregando...
Mal entra na adolescência e os jovens são cobrados para saber o “querem ser na vida”. Na maioria das vezes, esses questionamentos promovem ansiedade e medo do futuro. Mas o que define uma vida de sucesso?
Talvez a maioria responda que é ter dinheiro, fama, bens, conquistas e bajulações de todos… Acertei? O problema é que, como a nossa sociedade é baseada no TER COISAS, o sucesso é medido pelos bens materiais que conseguimos acumular. Mas será que uma vida de sucesso é isso mesmo? Infelizmente, essa é a crença da maioria. Uma crença que nos faz investir tempo, esforços e saúde para ganhar dinheiro e comprar bens caros que levamos meses para pagar.
Os hindus falam que essa é a roda de samsara (ilusão) que nos mantém presos ao mundo material, e negando a nossa essência. Isso causa desmotivação e vazio existencial. Ao medirmos nosso sucesso pela quantidade de bens de consumo que somos capazes de comprar ou o quanto de dinheiro temos aplicado, caímos numa espécie de escravidão que nos mantêm presos ao trabalho apenas pelo dinheiro. E isso parece um precipício sem fim!
Ao medirmos o sucesso por esse parâmetro, veremos que apenas 5% da população mundial tem sucesso, enquanto os 95% restantes jamais serão pessoas bem-sucedidas! Pois é, nós, os mortais, geralmente ficaremos olhando a festa pela janela, com a fria sensação de fracasso. Por isso, é que para melhorar essa sensação buscamos os símbolos que representam o sucesso em nossa sociedade: carro do ano, apartamento caros, roupas finas, joias, viagens…enfim, perdemos a paz da nossa alma procurando aceitação através da ostentação!
No fundo, o que buscamos é amor e aceitação. Ou seja, acreditamos que se formos bem aceitos e admirados, também seremos amados. Pura ilusão, uma verdade superficial, porque o sucesso material é efêmero. Podemos perder tudo a qualquer momento. Assim, o verdadeiro sucesso é a satisfação de nos sentirmos realizados com o que fazemos e somos. Um sucesso que passará despercebido do mundo externo, mas que nos leva à felicidade.
Por isso, esqueça as mil “dicas de sucesso” vendidas nas livrarias e bancas, e busque a resposta do seu sucesso nos anseios da sua alma. É na missão da nossa alma que encontramos o verdadeiro caminho na vida. Geralmente um caminho simples e sem glamour para os outros, mas profundamente prazeroso para nós. Isso é a felicidade.