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Segundo a Neurociência, as emoções têm importância e impacto direto no processo de aprendizagem. Com isso, podemos dizer que a Educação Emocional e posteriormente, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, impactam direta e positivamente nesse processo.
Contudo, existem outros pontos importantes no trabalho com as emoções, que são a melhoria no comportamento e a convivência entre os alunos. Um clima escolar mais favorável, impacta diretamente na baixa da violência e diminui bullying em sala de aula. Com isso, a atenção e aprendizado aumentam.
O desenvolvimento das habilidades socioemocionais também impacta na saúde dos professores, uma vez que os conflitos tendem a diminuir por meio do diálogo, trazendo melhores relações na comunidade escolar como um todo.
A questão é que, mesmo a grande maioria dos professores sabendo da importância das competências socioemocionais na escola, poucos conseguem facilitar esse processo em sala de aula. E como o ensino das competências socioemocionais não é apenas cognitivo, e sim prático, esses profissionais só podem se envolver, se primeiro passarem pela a formação das suas próprias competências. Afinal, só podemos ensinar aquilo que conhecemos.
E como o ensino das competências socioemocionais favorecem o desenvolvimento também da Inteligência Emocional, toda a comunidade escolar sai ganhado com esse processo. A inteligência emocional promove possibilidades para a gestão do modo de pensar, sentir e se comportar e assim, toda a comunidade fica mais saudável.
No entanto, de acordo com um estudo do Yale Center for Emotional Intelligence, EUA, se os professores responsáveis pelas aulas socioemocionais não cultivarem a prática de suas próprias competências, pouco poderão contribuir para a formação dessas habilidades em seus alunos, uma vez que esse tipo de aprendizagem requer o engajamento direto de todos.
Portanto, a grande questão atual é como implementar essa educação nas escolas, porque existem vários modelos. A Ludis, por exemplo, usa uma metodologia própria, baseada na Educação Transcomportamental que visa à integração do pensar-sentir-agir para interagir com a vida. Começamos esse processo através da identificação dos temperamentos e do Método ICRE – Identificação, Compreensão, Regulação e Expressão emocional para o desenvolvimento de habilidades como autoestima, empatia e autoconfiança.