Carregando...

As vantagens da Educação Socioemocional na escola

  • Home
  • As vantagens da Educação Socioemocional na escola
Shape Image One
As vantagens da Educação Socioemocional na escola

Segundo a Neurociência, as emoções têm importância e impacto direto no processo de aprendizagem. Com isso, podemos dizer que a Educação Emocional e posteriormente, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, impactam direta e positivamente nesse processo.

Contudo, existem outros pontos importantes no trabalho com as emoções, que são a melhoria no comportamento e a convivência entre os alunos. Um clima escolar mais favorável, impacta diretamente na baixa da violência e diminui bullying em sala de aula. Com isso, a atenção e aprendizado aumentam.

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais também impacta na saúde dos professores, uma vez que os conflitos tendem a diminuir por meio do diálogo, trazendo melhores relações na comunidade escolar como um todo.

A questão é que, mesmo a grande maioria dos professores sabendo da importância das competências socioemocionais na escola, poucos conseguem facilitar esse processo em sala de aula. E como o ensino das competências socioemocionais não é apenas cognitivo, e sim prático, esses profissionais só podem se envolver, se primeiro passarem pela a formação das suas próprias competências. Afinal, só podemos ensinar aquilo que conhecemos.

E como o ensino das competências socioemocionais favorecem  o  desenvolvimento também da Inteligência Emocional, toda a comunidade escolar sai ganhado com esse processo. A inteligência emocional promove possibilidades para a gestão do modo de pensar, sentir e se comportar e assim, toda a comunidade fica mais saudável.

No entanto, de acordo com um estudo do Yale Center for Emotional Intelligence, EUA, se os professores responsáveis pelas aulas socioemocionais não cultivarem a prática de suas próprias competências, pouco poderão contribuir para a formação dessas habilidades em seus alunos, uma vez que esse tipo de aprendizagem requer o engajamento direto de todos.

Portanto, a grande questão atual é como implementar essa educação nas escolas, porque existem vários modelos. A Ludis, por exemplo, usa uma metodologia própria, baseada na Educação Transcomportamental que visa à integração do pensar-sentir-agir para interagir com a vida. Começamos esse processo através da identificação dos temperamentos e do Método ICRE – Identificação, Compreensão, Regulação e Expressão emocional para o desenvolvimento de habilidades como autoestima, empatia e autoconfiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright ©2020 Todos os direitos reservados by Ludis Editora – CNPJ: 04.059.270/0001-29