Carregando...

A importância do protagonismo do aluno

  • Home
  • A importância do protagonismo do aluno
Shape Image One
A importância do protagonismo do aluno

 É evidente que o mundo no século XXI tem constantes transformações que ocorrem de maneira rápida, gerando incertezas sobre o futuro, principalmente para os jovens. Essa nova realidade é complexa, exigindo novas habilidades para lidar com tantas rupturas, como as competências socioemocionais.

     Essas transformações podem ser bem explicadas pelo conceito do mundo “VUCA” (acrônimo que significa Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo em inglês), traduzindo com mais profundidade os aspectos citados e orientando as diversas áreas, inclusive a da educação.

    Todas essas mudanças exigem da escola uma nova relação com os alunos, que mais do que nunca precisam das metodologias ativas para uma aprendizagem colaborativa e cooperativa, pois se reconhece nessas metodologias meios para estimular as crianças e jovens no pensamento crítico, que os levam ao desenvolvimento da capacidade de interação, negociação e resolução de problemas, desenvolvendo assim, o protagonismo em suas vidas.

      Ao colocar o aluno ou aluna como centro do aprendizado e como atores principais de suas existências, eles acabam trabalhando diversas habilidades socioemocionais importantes como a autogestão emocional e comportamental, além de desenvolver um aprendizado mais independente, importante diante das mudanças cada vez mais rápidas da sociedade onde vivem.

           Com isso, podemos dizer que o protagonismo é essencial para a inserção do jovem na vida adulta, no mundo do trabalho, onde serão cobrados por atitudes criativas. E como garantir uma aprendizagem ativa em sala de aula? Esse é o papel do professor, que sendo um maestro da sua turma, deverá também se adaptar ao novo ensino, aprendendo a atuar mais como uma ponte para o conhecimento. E por exemplo, ao invés de uma aula expositiva, deverá solicitar aos alunos que pesquisem coletivamente o conteúdo, visando aos debates em sala de aula.

Lembrando que a Ludis possui um programa de Educação Emocional para Educadores, onde auxiliamos os professores a reconhecer suas emoções e a gerencia-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright ©2020 Todos os direitos reservados by Ludis Editora – CNPJ: 04.059.270/0001-29 

Open chat