Carregando...

Como lidar com as emoções negativas

  • Home
  • Como lidar com as emoções negativas
Shape Image One
Como lidar com as emoções negativas

Todos nós sentimos emoções positivas e emoções negativas. Faz parte da vida. Mas é importante lembrar que todas as emoções são importantes, mesmo as consideradas negativas. Nossas emoções, antes de mais nada, são uma espécie de bússolas para nos proteger e guiar. A natureza não faz nada em vão.

Por exemplo, nesse momento da crise sanitária causada pela Covid, são três as emoções mais sentidas pelas pessoas: medo, raiva e tristeza. Dessa forma, aprender a lidar com as chamadas emoções negativas, é importante para a saúde de todos.  Isso significa aprender a ressignificar essas emoções, transformando-as em algo mais positivo, como paciência e resiliência diante de algo que não temos poder para mudar.

Ao aprendermos a lidar com as emoções negativas, transformando-as em emoções mais positivas, podemos mudar a nossa vida. Por exemplo: ao compreender que o medo não é sinal de fraqueza ou acovardamento, e sim, instinto de sobrevivência, umareação naturalque nos avisa e nos protege dos perigos para podermos ter uma maior aceitação da pandemia e nos protegermos verdadeiramente. Caso contrário, entramos na negação e em ações irresponsáveis.

Ao longo da vida, convivemos com vários momentos de medo, de raiva e tristeza. São muitas as situações que desencadeiam essas emoções chamadas de negativas. No entanto, quando sentidas de forma leve, elas nos protegem. O problema é quando se tornam extremas, e assim, se transformam em patologias emocionais. Outro exemplo usando a emoção do medo, é que ao se transformar de uma simples ansiedade no sentimento de pavor, nosso corpo se estressa e podemos ter a chamada síndrome do pânico, que é quando nosso cérebro límbico se ativa involuntariamente sob estímulos diversos, liberando substâncias que fazem o coração bater forte, a respiração ofegante e os músculos são contraídos, gerando a chamada reação de “luta ou fuga”. E essa reação é muito comum no chamado estresse pós-traumático, como o que estamos vivendo agora.

Então, o que fazer para lidar com essas emoções? Aprendendo a lidar de forma natural com todas elas. A educação emocional, que é a base do desenvolvimento das habilidades socioemocionais determinantes para se viver no século 21, é o primeiro caminho para aprendermos a lidarmos com essas emoções. Por isso, não foi à toa que a BNCC estabeleceu 10 competências para os alunos ao longo de toda a Educação Básica. São competências que visam, entre outros objetivos, o aprender a conviver consigo e com os outros.

E todo esse processo começa com os professores, que necessitam planejar aulas dinâmicas e criativas sobre esses temas. Por isso mesmo precisam antes de tudo, serem capacitados não apenas tecnicamente, mas de forma pessoal para se envolverem na educação socioemocional, sem medo de lidar com uma área tão delicada, como a das emoções. Uma sugestão é a Pedagogia das Emoções, que os ajudarão a trabalhar esse tema em sala de aula com atividades práticas.

Essa é a visão e o propósito dos cursos de formação e materiais da Ludis, um programa criativo de educação das emoções para a formação das competências socioemocionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright ©2020 Todos os direitos reservados by Ludis Editora – CNPJ: 04.059.270/0001-29 

Open chat