Carregando...

3 Dicas de atividades socioemocionais para sala de aula

  • Home
  • 3 Dicas de atividades socioemocionais para sala de aula
Shape Image One
3 Dicas de atividades socioemocionais para sala de aula

A grande maioria dos professores já sabe sobre importância das Competências Socioemocionais para educar nosso modo de pensar, sentir e de nos comportarmos. Assim, a grande questão atual é a de como implementar essa educação nas escolas, porque existem vários modelos.

A Ludis, por exemplo, usa uma metodologia própria, baseada na Educação Transcomportamental que visando a integração do pensar-sentir-agir para interagir  com as pessoas, através da identificação dos temperamentos, matrizes das competências e Método ICRE – Identificação, Compreensão, Regulação e Expressão emocional para o desenvolvimento de habilidades como assertividade, empatia e autoconfiança.

São competências que facilitam o desenvolvimento da inteligência emocional, que é a capacidade dos indivíduos identificarem seus próprios sentimentos e os dos outros, gerenciando assim, suas emoções, tomando atitudes assertivas e priorizando as boas relações.

Esse tipo de educação necessita de ações pedagógicas específicas, onde as atividades são essenciais, porque não é um aprendizado cognitivo que irá desenvolver essas competências socioemocionais, e sim, uma prática individual e coletiva.

Com isso, os professores necessitam planejar aulas dinâmicas e criativas onde todos possam ser envolvidos no processo. A seguir, sugerimos algumas ideias de atividades da Pedagogia das Emoções, que podem ser usadas em sala de aula ou em casa, junto com a família.

·         Livros de Literatura: as histórias comunicam de forma lúdica. Buscar as narrativas que abordem as competências e suas habilidades socioemocionais. Como por exemplo: na Coleção Convivência com Paz, Ludis Editora, no Livro 1 temos a história de uma centopeia com 10 pezinhos que resolve comprar sapatos e é muito mal-educada com o Sr. Besouro, que a atende. Através da narrativa, podemos trabalhar os valores humanos (respeito e empatia) e as competências de educação no trato com os outros. Juntos com os personagens, as crianças passam por experiências de aprenderem a lidar com suas emoções, como expressá-las e os seus impactos no bem-estar e na qualidade das relações com os outros.

·         Jogos Educativos: são jogos específicos para educar as emoções e comportamentos. Esses recursos são ideais para um bate-papo sobre os comportamentos saudáveis e os não saudáveis. De forma divertida, os professores e pais podem estimular o autoconhecimento das crianças e adolescentes. Usar jogos que foquem em três eixos: identificação, verbalização e associação das emoções. Recomendamos os que trabalham as quatro emoções básicas – alegria, tristeza, raiva e medo, como Semáforo das Emoções, Boliches das Emoções, Teatrinho das Emoções, para as crianças. E para os adolescentes, o ideal são jogos mais complexos sobre as emoções, sentimentos e comportamentos, para aprender a usar acriatividade, autocontrole, resiliência e muitas outras competências. O site da Ludis tem jogos para os adolescentes e recursos pedagógicos para as crianças.

·         Brincadeiras educativas: durante as brincadeiras podemos criar situação-problema para promover a reflexão entre os participantes de forma divertida. Por meio da brincadeira é possível reconhecer o que estamos sentindo, como também, nomear e expressar as emoções. Exemplos: fazer bolas de sabão para estimular o controle da respiração e ensinar a relaxar, desenhar bonecos expressando as emoções, confeccionar máscaras de papel da raiva, medo, alegria e tristeza.  Fazer selfies com umacarinha feliz, triste, com medo ou raiva. Escrever os nomes das emoções no papel, recortar, dobre e colocar em um saquinho para sortear. Cada um tira um papel e, por meio da mímicarepresentar a emoção tirada. Se olhando num espelho a criança brincar de fazer caretas de acordo com os comandos “carinha feliz” ou “carinha com medo”. Entre muitas outras. ( essa frase está se sentido)

A Ludis possui em seu Programa de Educação Socioemocional para as escola um plano de aula para orientar o educador no desenvolvimento das atividades socioemocionais dos alunos. Descrevendo as atividades, quais os benefícios a serem atingidos com ela e como conduzir a aula.

Para maiores informações a respeito do nosso programa, entrar em contato através do formulário PARCEIRO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright ©2020 Todos os direitos reservados by Ludis Editora – CNPJ: 04.059.270/0001-29 

Open chat