Carregando...

Planejamento socioemocional baseado na BNCC

  • Home
  • Planejamento socioemocional baseado na BNCC
Shape Image One
Planejamento socioemocional baseado na BNCC

A volta às aulas presenciais é importante, mas nada será como antes. Essa realidade inegável mostra que as escolas devem se preparar para esse momento, mesmo respeitando o distanciamento físico. Assim, as atividades em grupo para a reconstrução dos vínculos e exercitar habilidades como a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação serão importantes.

      Voltar à escola, reencontrar os colegas e ter uma rotina, é importante para o equilíbrio emocional dos alunos e terá um grande impacto nos sentimentos dos alunos. Criar espaços para eles se sentirem mais à vontade para conversarem e falarem sobre o que sentem entre seus pares, é muito importante.

      Ao planejar os agrupamentos, pensar na heterogeneidade das turmas será ainda mais necessário, uma vez que ela pode ter se acentuado durante as aulas a distância, com estudantes que avançaram mais e outros menos. Afinal, as condições para o estudo em casa foram diferentes. Com isso, surgem várias dúvidas sobre a condução dos trabalhos em grupos no sistema híbrido, que deve ser a realidade na maioria das escolas, com a combinação de atividades presenciais e on-line. Para colaborar, respondemos às principais perguntas em relação a esse tema. 

     As habilidades a serem desenvolvidas, segundo a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, consistem em parâmetros que devem serem trabalhados igualmente por todos os alunos do país, da rede privada ou pública. Porém, o objetivo da base não é definir o currículo das escolas, e sim estabelecer noções consideradas essenciais para o desenvolvimento de competências socioemocionais.

     O impacto da BNCC na escola é a autonomia que é conferida ao aluno, que o coloca como protagonista do aprendizado. Outra mudança sugerida pela base, é na relação entre educadores e alunos, para o desenvolvimento das competências essenciais, usando como ferramenta os conteúdos ensinados, onde o foco dos currículos são as habilidades, e não os conceitos. Mas a forma como essas competências serão desenvolvidas é de responsabilidade de cada escola.

        A Ludis tem um programa de formação dos professores que acontece a partir do desenvolvimento emocional desses profissionais, ajudando-os no autoconhecimento pessoal para que possam se tornar educadores emocionais.

Para maiores informações à respeito do nosso Curso de Formação Profissional em Educação Emocional Transcomportamental, acesse a aba CURSOS do nosso site.

Dificuldade em implementar um planejamento de educação socioemocional em sua escola? Conheça nosso PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL para escolas e professores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright ©2020 Todos os direitos reservados by Ludis Editora – CNPJ: 04.059.270/0001-29 

Open chat