Carregando...

Professor aprenda a aliviar o estresse!

  • Home
  • Professor aprenda a aliviar o estresse!
Shape Image One
Professor aprenda a aliviar o estresse!

Rotular corretamente nossas emoções, reconhecer o impacto dos pensamentos e sentimentos sobre as emoções e como elas podem afetar nosso comportamento e a saúde física, é o caminho para a qualidade de vida e o bem-estar. Esses são alguns dos resultados quando trabalhamos nossas habilidades socioemocionais, principalmente nesses tempos de pandemia.

Quando nos sentimos estressados, isso indica que estamos vivenciando uma emoção causadora desse mal-estar. Simplesmente nos sentirmos estressados é vago demais. Podemos nos sentir estressados por medo do futuro, por raiva de alguém ou algo, por nos sentirmos frustrados ou tristes por estarmos sobrecarregados.

Nossas emoções de base são biológicas e produzem diversos sintomas fisiológicos e psicológicos causadores ​​do estresse, quando ocorrem em excesso. Por isso, quanto mais específicos formos na identificação da emoção causadora do mal-estar, mais rapidamente conseguiremos fazer a gestão emocional e assim, melhorar o nível estresse.

O caminho para isso é pensar nas razões pelas quais estamos sentindo essa emoção ou emoções, pois poderá existir mais de uma emoção negativa nos estressando, e só será possível melhorar esse processo quando entendemos a situação que nos faz sentir pressionados.

No entanto, a vida é estressante, não tem como mudar isso. Mas podemos mudar as emoções desagradáveis que nos adoecem. Como não é possível “controlar as emoções”, elas existem, quer queiramos ou não, podemos apenas administrá-las controlando a forma como respondemos a elas. Isso chama-se Inteligência Emocional.

Existem algumas ideias para melhorar essas emoções que nos adoecem, como por exemplo:

  • Meditar ou orar em silêncio.
  • Aprender a relaxar, dormir bem, caminhar, alongar o corpo.
  • Procurar sentir-se em conexão com a natureza.
  • Expressar suas emoções livremente através da arte. Ex: dançar, cantar, desenhar, fotografar.
  • Escutar músicas relaxantes ou para dançar
  • Escrever um diário 
  • Ler livros e textos inspiradores 
  • Buscar relacionamentos positivos
  • Expressar gratidão pela vida 

Essas e outras técnicas de relaxamento e gestão das emoções, nós abordamos em um dos nossos módulos do curso de Educação Emocional para Professores. Curso voltado para os educadores que querem melhorar sua autoestima, aprender a gerir suas emoções, diminuindo o estresse e a sobrecarga do trabalho, através do autoconhecimento.

Você irá se conhecer melhor, melhorando sua qualidade de vida, melhorando sua comunicação com os seus alunos e as pessoas à sua volta; tornando-se um professor mais capacitado e preparado para auxiliar seus alunos no contexto educacional e individual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright ©2020 Todos os direitos reservados by Ludis Editora – CNPJ: 04.059.270/0001-29 

Open chat